SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DA ESPAD 

A Estrutura de Suporte ao Programa Antidopagem (ESPAD) obteve a certificação de acordo com a norma ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade, em 28 de dezembro de 2010.

Antes de obter a certificação em 2010, a ESPAD dispunha já de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado, sistema que com a certificação foi profundamente revisto e optimizado.

No SGQ da ESPAD estão definidos processos que englobam procedimentos e estes, por sua vez, podem ou não incluir instruções técnicas. O SGQ define as atividades principais (processos), descreve as atividades (procedimentos), descreve particularidades de uma atividade (instruções) e realiza os registos na documentação (modelos).

Os processos descrevem uma determinada atividade da ESPAD. A ESPAD definiu 6 atividades principais que estão descritas nos seguintes processos:

    1. Gestão (obrigatório de acordo com a ISO 9001)
    2. Planeamento
    3. Realização de controlos
    4. Autorização de utilização terapêutica e gestão de resultados
    5. Compras (obrigatório de acordo com a ISO 9001)
    6. Informação e educação

Em Novembro de 2011, ao âmbito inicial da certificação é acrescentado o processo Informação e educação, ficando todos os processos da ESPAD abrangidos pela certificação.

Porquê um Sistema de Gestão da Qualidade na ESPAD? A certificação do SGQ da ESPAD é o reconhecimento por parte de uma entidade externa e independente (APCER), que certifica anualmente que as atividades da ESPAD satisfazem os requisitos da norma ISO 9001, bem como as exigências legais e as respetivas normas emanadas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) relacionadas com a nossa atividade, nas suas políticas, processos e atividades internas.
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Um Sistema de Gestão da Qualidade descreve as atividades da organização,garantindo que qualquer colaborador execute determinada tarefa de acordo com um padrão definido: qualquer colaborador sabe como fazer, onde fazer e quando fazer.

Objetivo da certificação: 1 – Documentar o que se faz 2 – Fazer como está documentado.

Com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, a ESPAD demonstra a sua aptidão para, de uma forma consistente, proporcionar que os nossos serviços vão de encontro aos nossos Clientes – Praticantes Desportivos, Federações e/ou Organizações de eventos desportivos. A ESPAD realiza diariamente inquéritos de satisfação aos praticantes desportivos, entregues durante a realização da ação de controlo de dopagem e, anualmente, às federações desportivas envolvidas no Programa Nacional Antidopagem.  A certificação visa também aumentar a satisfação do cliente, nomeadamente ao garantir a conformidade da aplicação dos requisitos que envolvem a nossa área de atividade: requisitos legais e normas emanadas pela AMA.

Num Sistema de Gestão da Qualidade há sempre desvios ou incumprimentos dos requisitos definidos. Na ESPAD, como em qualquer organização, no decorrer das nossas atividades são detetados incumprimentos de determinados requisitos – não conformidades. A ESPAD tem definido um procedimento para determinar a causa da não conformidade e eliminá-la – ações corretivas. As não conformidades detetadas e tratadas no nosso SGQ contribuem também para a melhoria contínua do SGQ da ESPAD.

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