MEDICAMENTOS PROIBIDOS

São vários os medicamentos, muitos de uso comum, que contêm substâncias que integram a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem e que são, portanto, proibidos no desporto.

Por forma a identificar quais são os medicamentos comercializados em Portugal que contêm substâncias proibidas no desporto, e no âmbito de uma parceria que de longa data vimos mantendo com a Simposium Digital Healthcare, empresa responsável pela publicação do Simpósium Terapêutico, foi possível criar o motor de busca "JOGO LIMPO" Medicamentos e Desporto, que permite identificar esses medicamentos. Pode aceder ao motor de busca clicando na imagem abaixo.

botão de acesso jogo limpo.jpg

O uso de substâncias e métodos proibidos por um praticante desportivo por razões médicas é ainda assim possível, mediante uma solicitação de Autorização de Utilização Terapêutica (AUT), que lhe será concedida pela sua organização antidopagem, desde que verificados determinados critérios.

Os praticantes desportivos devem sempre informar os seus médicos da sua condição de praticantes desportivos, de modo a que estes não lhes prescrevam inadvertidamente medicamentos contendo substâncias proibidas no desporto sem seguirem os procedimentos necessários, ou seja, a solicitação de uma AUT.

O motor de busca "JOGO LIMPO" Medicamentos e Desporto destina-se apenas à pesquisa de medicamentos e substâncias comercializados em Portugal. Relativamente a suplementos nutricionais, ver aqui.

Jorgo Limpo rodapé1.jpg