INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO ANTIDOPAGEM

O Código Mundial Antidopagem estabelece a informação e a educação sobre a luta contra a dopagem no desporto como uma das principais vertentes do Programa Mundial Antidopagem. O artigo 18.º do Código define com principio básico e principal objectivo para os programa informativos e educativos a desenvolver no âmbito de luta contra a dopagem a preservação do desporto limpo através da prevenção: “The primary goal of such programs is prevention. The objective shall be to prevent the intentional or unintentional Use by Athletes of Prohibited Substances and Prohibited Methods. All Signatories shall within their means and scope of responsibility and in cooperation with each other, plan, implement, evaluate and monitor information and education programs for doping-free sport.

Também no nosso ordenamento jurídico interno, a informação e a educação sobre a luta contra a dopagem encontra uma base legal bem definida. Assim, e nos termos da alínea g) do artigo 18.º da Lei n.º 38/2012, de 28 de agosto, compete à ADoP “Estudar, em colaboração com as entidades responsáveis pelo sistema educativo, da área do desporto e da saúde, programas pedagógicos, designadamente campanhas de informação e educação, com a finalidade de sensibilizar os praticantes desportivos, o respetivo pessoal de apoio e os jovens em geral para os perigos e a deslealdade da dopagem.

Acresce ainda o previsto no artigo 30.º do mesmo diploma, que esclarece que os programas a que se refere a alínea g) do artigo 18.º devem fornecer informação atualizada e correta sobre as seguintes matérias:

a) Substâncias e métodos que integram a lista de substâncias e métodos proibidos;

b) Consequências da dopagem na saúde;

c) Procedimentos de controlo de dopagem;

d) Suplementos nutricionais;

e) Direitos e responsabilidades dos praticantes desportivos e do pessoal de apoio no âmbito da luta contra a dopagem.

Campanha “Doping What the Coach Needs to Know” e Projeto “Desporto Limpo 2017”

A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) atribui especial importância à divulgação de informação sobre a luta contra a dopagem no desporto, com o objetivo de sensibilizar os diversos intervenientes no movimento desportivo para os riscos associados às práticas de dopagem e por um desporto limpo.

Com esse objetivo, a ADoP lançou a Campanha intitulada “Doping What the Coach Needs to Know” e o Projeto “Desporto Limpo 2017”, promovendo a divulgação a vários grupos alvo de diversa informação relacionada com a luta contra a dopagem no desporto, contribuindo desse modo para a preservação da verdade desportiva e da saúde dos praticantes desportivos.

Pretende-se com estas ações reforçar a consciencialização de todos os intervenientes no fenómeno desportivo de que a luta contra a dopagem não é uma tarefa que cabe apenas aos outros, mas que representa uma tarefa de todos.

Objetivo

O objetivo da Campanha “Doping What the Coach Needs to Know - 2017 " é a divulgação da informação relacionada com a Luta contra a Dopagem no Desporto, visando formar, sensibilizar, educar e direcionar os futuros treinadores na procura de um desporto cada vez mais limpo, promovendo assim a igualdade, a ética e a saúde entre todos.

foto1.jpg

Este projeto “Desporto Limpo 2017”pretende sensibilizar, educar e direcionar os futuros praticantes desportivos na procura de um desporto cada vez mais limpo, contribuindo desse modo para a preservação da saúde, ética e verdade desportiva.

Foto2.jpg


Grupos Alvo

Para a Campanha “JUNTOS será + fácil” foram identificados e seleccionados os seguintes grupos alvo:

  • Praticantes abrangidos pelo regime de alto rendimento;
  • Praticantes desportivos federados em geral;
  • Dirigentes, treinadores e médicos de federações, associações e clubes desportivos;
  • Médicos com a especialidade de medicina desportiva;
  • Médicos de medicina familiar nos centros de saúde pertencentes ao Sistema Nacional de Saúde;
  • Jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos;
  • Utentes dos ginásios de musculação.