MATERIAIS INFORMATIVOS E EDUCATIVOS

No âmbito das suas campanhas informativas e educativas sobre a luta contra a dopagem, a ADoP produz e distribui diversos materiais, que pode visualizar abaixo:

O controlo de dopagem passo a passo

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) produziu um pequeno filme animado que ilustra as várias fases do controlo de dopagem, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português:

 

Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem 2017 (7.ª edição)

No âmbito da campanha de informação e educação foi realizada a edição para 2017 do “Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem no Desporto”, que conta nesta edição com uma introdução elaborada pelo Inspector-Chefe da Polícia Judiciária (PJ), Dr. Carlos Anjos atualmente a exercer funções como Presidente da Comissão de Protecção às Vitimas de Crime.

Esta 7.ª edição do Guia Prático, para além da informação que foi disponibilizada nas edições anteriores e das respetivas atualizações, seja no que diz respeito à Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor para 2017 e quanto às determinações da ADoP para a solicitação de Autorização de Utilização Terapêutica (AUT), seja quanto aos medicamentos que entraram ou saíram do mercado, contém ainda algumas alterações visando uma otimização da informação disponibilizada.

Salientam-se, por exemplo, o capítulo dedicado aos perigos inerentes à contaminação dos suplementos nutricionais com substâncias proibidas e os capítulos dedicados à estratégia do Passaporte Biológico, referindo-se a implementação do novo módulo esteroidal, bem como a informação disponibilizada quanto ao Sistema de Localização do praticante desportivo, onde constam várias perguntas que habitualmente nos são colocadas pelos praticantes inseridos no Grupo Alvo da ADoP, e as respetivas respostas.

É também importante a informação relativa à republicação da Lei n.º 38/2012, de 28 de agosto, pela Lei n.º 93/2015, de 13 de agosto. A nova versão do referido diploma teve como objectivo assegurar o regime jurídico da luta contra a dopagem no nosso país, atendendo à entrada em vigor de uma nova versão do Código Mundial Antidopagem, em 1 de janeiro de 2015.

Nova edição para 2017 do Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem.

Guia Prático 2017a

 

Cartão de Bolso (versão para 2017)

O Cartão de Bolso trata-se de um pequeno cartão que é atualizado anualmente e que contém exemplos de substâncias e métodos proibidos e permitidos, segundo a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor. As pequenas dimensões deste cartão facilitam que esteja sempre presente, por exemplo, na carteira do praticante desportivo, auxiliando-o e, ao seu médico, a conhecer algumas das substâncias e métodos cujo uso só pode verificar-se mediante a concessão de uma Autorização de Utilização Terapêutica (AUT).

Nova versão digitalizada do Cartão de Bolso (versão para 2017).

 Cartao 2017a


Os perigos da Dopagem

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) produziu um pequeno folheto, dedicado especialmente aos mais jovens, para alertar para os malefícios das substâncias proibidas. A ADoP colaborou com a AMA na tradução do folheto para português, tendo em vista a sua distribuição em todos os países de lingua portuguesa.

Pode consultar o folheto aqui.

 Perigos da Dopagem.jpg

 
Dopagem Genética

A SFOS (Swiss Federal Office of Sports) produziu uma brochura de grande qualidade sobre a dopagem genética e os riscos que lhe estão associados. Tendo em vista divulgar os riscos associados a um dos métodos de dopagem mais recentes e perigosos, os seus riscos e efeitos secundários e as implicações de nível ético e legal associadas à terapia genética, a ADoP procedeu, com a autorização da SFOS, à tradução desta brochura para português.

Pode consultar a brochura aqui.

GeneDop.jpg

O que necessito saber sobre a luta contra a dopagem

O processo educativo dos jovens na idade escolar deve incluir o tratamento da problemática da dopagem, pois a utilização crescente deste tipo de substâncias nos últimos anos, principalmente nos países mais desenvolvidos, é considerada nos dias de hoje um problema de saúde pública. Esta brochura foi elaborada tendo presente a necessidade de introduzir esta problemática aos mais jovens.

Pode consultar a brochura aqui.

Necessitosaber.jpg


Os Atletas e os Medicamentos - perguntas e respostas

O direito ao tratamento é um dos direitos fundamentais dos praticantes desportivos. A Agência Mundial Antidopagem (AMA) publicou um folheto com um conjunto de perguntas e respostas relativas a esta questão e à solicitação de Autorizações de Utilização Terapêutica (AUT) para substâncias e métodos proibidos no desporto, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português.

Pode consultar o folheto aqui.

Atletas e Medicamentos.jpg

 

Suplementos Nutricionais

O facto de diversos suplementos nutricionais consumidos pelos praticantes desportivos se encontrarem muitas vezes contaminados com substâncias proibidas no desporto preocupa a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e as organizações antidopagem em todo o mundo desde há vários anos. Para dar resposta a várias questões que se colocam sobre esta problemática, a AMA produziu um folheto com perguntas e respostas sobre os suplementos nutricionais, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português.

Pode consultar o folheto aqui.

Suplementos AMA.jpg