MATERIAIS INFORMATIVOS E EDUCATIVOS

No âmbito das suas campanhas informativas e educativas sobre a luta contra a dopagem, a ADoP produz e distribui diversos materiais, que pode visualizar abaixo:

O controlo de dopagem passo a passo

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) produziu um pequeno filme animado que ilustra as várias fases do controlo de dopagem, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português:

 

Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem 2016 (6.ª edição)

No âmbito da campanha de informação e educação denominada “JUNTOS será + fácil” é agora publicada a edição para 2016 do “Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem no Desporto”, que conta nesta edição com uma introdução elaborada pelo Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia.

Esta 6.ª edição do Guia Prático, para além da informação que foi disponibilizada nas edições anteriores e das respetivas atualizações, seja no que diz respeito à Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor para 2016 e quanto às determinações da ADoP para a solicitação de Autorização de Utilização Terapêutica (AUT), seja quanto aos medicamentos que entraram ou saíram do mercado, contém ainda algumas alterações visando uma otimização da informação disponibilizada.

Salientam-se, por exemplo, o capítulo dedicado aos perigos inerentes à contaminação dos suplementos nutricionais com substâncias proibidas e os capítulos dedicados à estratégia do Passaporte Biológico, referindo-se a implementação do novo módulo esteroidal, bem como a informação disponibilizada quanto ao Sistema de Localização do praticante desportivo, onde constam várias perguntas que habitualmente nos são colocadas pelos praticantes inseridos no Grupo Alvo da ADoP, e as respetivas respostas.

É também importante a informação relativa à republicação da Lei n.º 38/2012, de 28 de agosto, pela Lei n.º 93/2015, de 13 de agosto. A nova versão do referido diploma teve como objectivo assegurar o regime jurídico da luta contra a dopagem no nosso país, atendendo à entrada em vigor de uma nova versão do Código Mundial Antidopagem, em 1 de janeiro de 2015.

Pode consultar a edição para 2016 do Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem aqui.


Guia Prático 2016.jpg

 

Cartão de Bolso (versão para 2016)

O Cartão de Bolso trata-se de um pequeno cartão que é atualizado anualmente e que contém exemplos de substâncias e métodos proibidos e permitidos, segundo a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos em vigor. As pequenas dimensões deste cartão facilitam que esteja sempre presente, por exemplo, na carteira do praticante desportivo, auxiliando-o e, ao seu médico, a conhecer algumas das substâncias e métodos cujo uso só pode verificar-se mediante a concessão de uma Autorização de Utilização Terapêutica (AUT).

Pode consultar a versão digitalizada do Cartão de Bolso (versão para 2016) aqui.

 Cartão de Bolso 2016.jpg


Os perigos da Dopagem

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) produziu um pequeno folheto, dedicado especialmente aos mais jovens, para alertar para os malefícios das substâncias proibidas. A ADoP colaborou com a AMA na tradução do folheto para português, tendo em vista a sua distribuição em todos os países de lingua portuguesa.

Pode consultar o folheto aqui.

 Perigos da Dopagem.jpg

 
Dopagem Genética

A SFOS (Swiss Federal Office of Sports) produziu uma brochura de grande qualidade sobre a dopagem genética e os riscos que lhe estão associados. Tendo em vista divulgar os riscos associados a um dos métodos de dopagem mais recentes e perigosos, os seus riscos e efeitos secundários e as implicações de nível ético e legal associadas à terapia genética, a ADoP procedeu, com a autorização da SFOS, à tradução desta brochura para português.

Pode consultar a brochura aqui.

GeneDop.jpg

O que necessito saber sobre a luta contra a dopagem

O processo educativo dos jovens na idade escolar deve incluir o tratamento da problemática da dopagem, pois a utilização crescente deste tipo de substâncias nos últimos anos, principalmente nos países mais desenvolvidos, é considerada nos dias de hoje um problema de saúde pública. Esta brochura foi elaborada tendo presente a necessidade de introduzir esta problemática aos mais jovens.

Pode consultar a brochura aqui.

Necessitosaber.jpg


Os Atletas e os Medicamentos - perguntas e respostas

O direito ao tratamento é um dos direitos fundamentais dos praticantes desportivos. A Agência Mundial Antidopagem (AMA) publicou um folheto com um conjunto de perguntas e respostas relativas a esta questão e à solicitação de Autorizações de Utilização Terapêutica (AUT) para substâncias e métodos proibidos no desporto, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português.

Pode consultar o folheto aqui.

Atletas e Medicamentos.jpg

 

Suplementos Nutricionais

O facto de diversos suplementos nutricionais consumidos pelos praticantes desportivos se encontrarem muitas vezes contaminados com substâncias proibidas no desporto preocupa a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e as organizações antidopagem em todo o mundo desde há vários anos. Para dar resposta a várias questões que se colocam sobre esta problemática, a AMA produziu um folheto com perguntas e respostas sobre os suplementos nutricionais, tendo-se a ADoP encarregado da sua tradução para português.

Pode consultar o folheto aqui.

Suplementos AMA.jpg