Formação de treinadores de Andebol – EHF Master Coach
O Diretor Executivo da ADoP, Doutor António Júlio Nunes, a Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves e o Responsável pela Área da Educação, Dr. Carlos Santos ministraram uma ação de formação através de videoconferência integrada na formação de treinadores de Andebol – EHF Master Coach
15 de março de 2021
A ADoP foi convidada para ministrar o Bloco de Formação de Antidopagem aos treinadores de Andebol que participam no curso EHF – Master Coach, promovido pela Federação Portuguesa da modalidade sob os auspícios da respetiva Federação Europeia.
Participaram na sessão os 24 treinadores inscritos no curso, tendo a mesma sido moderada por Marco Santos e Luís Santos, responsáveis por esta formação.
Esta ação de educação e formação pretendeu mais uma vez, formar, sensibilizar, educar e direcionar os treinadores na procura de um desporto cada vez mais limpo, promovendo assim a igualdade, a ética e a saúde entre todos.
Durante a sessão foram abordados os seguintes conteúdos:
- Organizações – Nacionais e Internacionais
- Código Mundial Antidopagem e Normas
- Objetivos da luta contra a dopagem
- Violações das normas Antidopagem
- Consequências do doping
- Regra dos 3 R’s
- Suplementos Alimentares
- Programa Nacional Antidopagem
- Sistema de localização
- Procedimentos de Controlo de Dopagem
- Passaporte biológico
- Direitos e responsabilidades dos atletas e agentes desportivos
- Valores da atividade desportiva
Para além dos conteúdos transmitidos durante a ação, os praticantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relativamente a várias questões diretamente relacionadas com o tema.