Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, Consultor do Conselho da Europa

O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, esteve na Grécia no exercício das suas funções de Consultor do Conselho da Europa, numa visita de monitorização ao Sistema de Antidopagem grego.

28 de outubro de 2017

O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, esteve na Grécia no exercício das suas funções de Consultor do Conselho da Europa, numa visita de monitorização ao Sistema de Antidopagem grego.

O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, na sequência da sua participação como orador convidado no âmbito do Projeto STADIA, que decorreu no passado dia 11 de outubro de 2017 na sede da INTERPOL, em Lyon, França, foi convidado para Consultor/Perito do Conselho da Europa no âmbito do combate à dopagem.

Para tanto, terão contribuído os resultados de Portugal e da ADoP no combate ao doping nos últimos anos, eficácia expressa no site da WADA, onde já se encontram publicados os resultados mundiais (dos vários países) no âmbito deste combate no ano de 2016, bem como, em função de um método de combate inovador e de génese policial, que tem suscitado muitos elogios, sobretudo das instâncias internacionais, considerou o Conselho da Europa, com a aquiescência da WADA, que o Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, seria uma das pessoas certas para exercer aquele tipo de missões internacionais.

Já no exercício destas suas novas funções, integrou uma delegação do Conselho da Europa e da WADA (Agência Mundial Antidopagem) que se deslocou à Grécia para uma visita de monitorização e auditoria ao Sistema Antidopagem da ESKAN (Organização Antidopagem da Grécia).

Esta missão decorreu nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro e 1 de novembro de 2017, e visou avaliar e monitorizar a conformidade daquele Sistema Antidopagem com a Convenção Antidoping do Conselho da Europa e com as boas práticas impostas, exigidas e auditadas pela WADA.

Durante esta visita à ESKAN foram analisadas várias questões no âmbito do combate à dopagem, tendo ficado em aberto novas colaborações da ADoP e do seu Presidente, em futuras iniciativas quer do Conselho da Europa, quer da WADA.

Esta é claramente uma distinção de prestígio e de reconhecimento internacional não só para a ADoP, mas para todo o Estado Português e para o Desporto Nacional, sendo inequivocamente um sinal expresso das instâncias internacionais no que concerne ao reconhecimento da competência e qualidade do trabalho que neste momento se realiza no combate à dopagem por parte da ADoP.

Grécia1

Delegação dos consultores/peritos do Conselho da Europa e da Wada e membros da Eskan

 

Presidente Grécia

Drº Rogério Jóia, Presidente da ADoP e Consultor/Perito do Conselho da Europa junto das instalações da Eskan

Grécia6

  Presidente da Eskan, Dr. Georgakopoulos Panagiotis e o Presidente da ADoP, Drº Rógério Jóia, nas instalações da Eskan

Todas as notícias