INADO Workshop: “NADO Operations” que decorreu em Lausanne - Suíça

O Diretor Executivo da ADoP, Dr. António Júlio Nunes esteve presente no Workshop organizado pela iNADO.

12 de março de 2017

A luta contra a dopagem no desporto é um campo dinâmico, devendo nessa medida os programas antidopagem das várias autoridades nacionais evoluírem no sentido de se tornarem cada vez mais eficazes.

Este workshop organizado pela iNADO do qual a ADOP é membro desde abril de 2015, explorou assuntos operacionais importantíssimos para as organizações nacionais antidopagem, alertando principalmente para a implementação dos novos programas antidopagem de última geração.

O Diretor Executivo da ADoP, teve ainda reuniões paralelas com o Presidente da Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem (ABCD), e Ex-campeão Olímpico de Judo nos Jogos de Barcelona 1992, o Exmo. Sr. Dr. Rogério Sampaio.

A reunião em apreço mostrou a importância de colaboração que deve existir entre estas duas autoridades antidopagem, tendo o Presidente da Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem mostrado interesse em que a ADoP se desloque ao Brasil em breve, para que o reforço dos laços entre estes dois países e a partilha de conhecimentos se tornem verdadeiramente reais.

O Diretor Executivo da ADoP realça ainda desta reunião a forma como toda a comitiva brasileira o recebeu, tendo ficado particularmente impressionado com o profissionalismo, devoção à causa do combate contra à dopagem no desporto e simplicidade de trato revelado pelo Exmo. Sr. Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem (ABCD), Dr. Rogério Sampaio, afirmando ainda que foi muito provavelmente estas as características que fizeram do mesmo, no passado, um “Campeão Olímpico” e que hoje fazem do mesmo um exemplo para todos os jovens praticantes desportivos em todo o mundo.

Durante a tarde, o Dr. António Júlio Nunes reuniu igualmente com o futuro Presidente da recém-criada Autoridade Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), o Exmo. Sr. Dr. Emanuel Passos, tendo o mesmo voltado a solicitar a colaboração da ADoP na passagem do grande “Know-how” que a nossa Autoridade Nacional possui, seja na área jurídica como na área de planeamento e estratégia de controlos de dopagem em conformidade com as Normas Internacionais emanadas pela Agência Mundial Antidopagem.

O workshop terminou, tendo proporcionado aos que nela participaram um enorme auxilio no conhecimento das políticas e práticas antidopagem que o movimento desportivo a nível mundialdeve possuir para uma melhor formação dos profissionais, permitindo deste modo às autoridades nacionais a realização da sua missão de forma mais eficiente e eficaz.

 

01_12Mar.jpg
Diretor Executivo da ADoP acompanhado pelo Exmo. Sr. Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem (ABCD), Dr. Rogério Sampaio.

02_12Mar.jpg
Diretor Executivo da ADoP acompanhado pelo Exmo. Sr. Dr. Emanuel Passos, futuro Presidente da recém-criada Autoridade Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV)

03_12Mar.jpg
Meeting paralelo intitulado “ NADO Good Governance” realizado pela atual CEO da Autoridade Antidopagem Alemã, Dra. Andrea Gotzmann, que contou com a colaboração de mais de 40 Diretores Executivos de todo o mundo

04_12Mar.jpg
Encerramento da Conferência INADO Workshop intitulada “NADO Operations”

Todas as notícias