A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo Dr. António Júlio Nunes, na Conferência – “Partnership for Clean Competition – New York 2017”

Dr. António Júlio Nunes foi convidado para estar presente na Conferência – “Partnership for Clean Competition”.

13 de abril de 2017

A Conferência Partnership for Clean Competition que decorreu entre os dias 11 e 12 de abril em Nova Iorque, foi sem duvida alguma um enorme sucesso de colaboração em prol da pesquisa e partilha de informação na luta contra o doping no desporto.


Esta importante Conferência Mundial em que a ADoP esteve representada pelo seu Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, juntou diversos Diretores Executivos de varias Autoridades Antidopagem Nacionais, Cientistas e Atletas por uma causa comum de proteção e integridade no desporto.


O Dr. António Júlio Nunes, teve uma oportunidade única de reunir paralelamente com Mr. Richard McLaren, que liderou a maior investigação de sempre sobre doping no desporto, tendo a mesma revelado a existência de uma conspiração internacional implementada na Rússia de manipulação de amostras em mais de mil atletas de 30 modalidades desportivas diferentes.

O Diretor Executivo realizou ainda contacto com o CEO da Autoridade Antidopagem Americana - USADA, Mr. Travis Tygart, que tem realizado desde 2007, um trabalho a todos os níveis notável ao serviço da comunidade antidopagem em todo o mundo.

A mencionada Conferência foi a todos níveis extraordinária, tendo os conteúdos da mesma sido apresentados pelos melhores especialistas do mundo nas suas áreas acrescentado aos presentes um conhecimento acrescido que contribuiu significativamente para uma maior proteção dos atletas limpos.

 

01_13abr.jpg

Richard Henry McLaren, professor de Direito na Universidade Ocidental em Ontário, Canadá, especialista em direito desportivo, liderou em 2015 a maior investigação de sempre sobre doping no desporto que revelou a existência de uma conspiração internacional implementada na Rússia de manipulação de amostras em mais de mil atletas de 30 modalidades desportivas diferentes.

 

02_13abr.jpg

Travis Tygart, CEO da Autoridade Antidopagem Americana – USADA, foi reconhecido pelo seu trabalho no ano de 2013 pela Sports Illustrated como uma das 50 pessoas mais poderosas do desporto, tendo nesse mesmo ano entrado para a lista TIME 100 como uma das pessoas mais influentes do mundo.

 

03_13abr.jpg

Yuliya Stepanova, considerada uma das 100 mulheres mais influentes no mundo em 2016, por denunciar o programa de doping que existia na Rússia e que deu origem à proibição da participação deste país nos Jogos Olímpicos do Brasil em 2016.

 

04_13abr.jpg

Dr. Peter Van EENOO, é Coordenador Cientifico do Laboratório Antidopagem de Ghent e Presidente da Associação Mundial de Cientistas Antidoping (WAADS). Atua igualmente como Presidente do Comitê de Garantia de Qualidade do WAADS e é membro do Grupo de Especialistas de Laboratório da WADA e da Comissão Antidoping do Comitê Olímpico Belga.

Todas as notícias