Cabo Verde realiza Seminário sobre a Dopagem no Desporto

A ADoP esteve representada ao mais alto nível, pelo seu Presidente, Dr. Rogério Jóia, no seminário sobre a dopagem no desporto, que decorreu na Ilha da Praia, em Cabo Verde.

20 de abril de 2018

A República de Cabo Verde organizou um Seminário dedicado ao tema da luta contra o doping no desporto e a viciação de resultados desportivos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre os dias 20 e 22 de maio de 2018, no Estádio Nacional de Cabo Verde.

O evento encontrava-se enquadrado no Plano de Ação da Ministerial da Juventude e Desportos da CPLP e foi organizado em conjunto pela Direção Geral dos Desportos (DGD) de Cabo Verde, pela Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), pela Secretária de Estado da Juventude e do Desporto de Portugal, pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), e ainda por representantes do Conselho da Europa, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Este seminário ambicionou debater a dopagem no desporto nos países da CPLP e consensualizar a criação de um perfil de competências a desenvolver na luta contra a dopagem.

O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, mostrou durante todo o Seminário total colaboração e disponibilidade para ajudar as Autoridades Antidopagem da CPLP que estão nesta fase ainda a dar os primeiros passos na luta contra a dopagem nos seus países.

O Exmo. Sr. Ministro do Desporto de Cabo Verde, Dr. Fernando Elísio Freire, fez ainda questão de receber no seu Ministério, o Exmo. Sr. Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia, que se fez acompanhar pela sua comitiva constituída pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Dra. Ana Paula Tomás, responsável pela Comunicação e Informação, e também pela responsável pelos Controlos de Dopagem, Doutora Vitória Costa Lima. Nesta reunião esteve ainda presente o Exmo. Sr. Dr. Paulo Fontes, representante da Secretária de Estado da Juventude e do Desporto de Portugal.

No final deste Seminário a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entendeu que é prioritário a existência de uma “política comum” na luta antidopagem e combinação de resultados desportivos, devendo os países irmãos ter uma “voz única” junto de organizações internacionais.

 

Foto 1

O Ministro do Desporto de Cabo Verde, Dr. Fernando Elísio Freire, junto do Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia

 

Foto 2

Reunião que decorreu no Ministério do Desporto de Cabo Verde

 

Foto 3

Mesa redonda realizada pelos altos representantes de cada País presentes na Conferência

 

Foto 4

Foto de grupo no Estádio Nacional de Cabo Verde

 

Foto 5

Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia

 

Foto 6

Diretor Executivo da ADoP, Dr. António Júlio Nunes

 

Foto 7

Responsável pela Comunicação e Informação da ADoP, Dra. Ana Paula Tomás

 

Foto 8

Responsável pelos Controlos de Dopagem da ADoP, Doutora Vitória Costa Lima

Todas as notícias